Saiba que para se legalizar em Portugal, é importante ter em mente que não será necessário solicitar um visto. Os vistos devem ser requeridos no país de origem, como no Brasil ou em qualquer outro. Se você já se encontra em Portugal, o procedimento envolve solicitar ao SEF uma autorização de residência com dispensa de visto, conhecida como manifestação de interesse.
Portanto, para regularizar sua situação em Portugal, será preciso reunir dois elementos essenciais: a documentação necessária e um pouco de paciência. É importante ressaltar que, por vezes, o processo pode demandar um tempo considerável, especialmente em períodos de alta demanda no SEF, o que pode ocorrer com certa frequência.
Antes de se dirigir ao SEF para regularizar sua situação, é fundamental providenciar diversos documentos, que serão indispensáveis para que a solicitação seja recebida e analisada. Uma vez que toda a documentação esteja em ordem, será necessário agendar o pedido, o qual deve ser solicitado inicialmente através do Portal SAPA (Sistema Automático de Pré-Agendamento do SEF).
O tempo necessário pode variar de acordo com a demanda e disponibilidade do SEF para processar os pedidos. No entanto, a média geralmente oscila entre 1 a 2 anos.
Mantenha a calma e a paciência. Mesmo que o processo leve um pouco mais de tempo, se for conduzido corretamente, com a assistência de um profissional qualificado da OA e com todos os documentos em ordem, suas chances de ter o pedido aprovado pelo SEF são bastante favoráveis.
Uma vez que o pedido seja aprovado, segundo a lei, há um prazo de 90 dias para que você receba o seu título de residência. Caso esse prazo seja ultrapassado, não hesite em entrar em contato com o SEF para obter informações adicionais.
Diante de qualquer uma das informações acima, entre em contato com um (a) advogado (a) com know-how em legalização de imigrantes.