É comum fazer confusão com os diferentes tipos de vistos para Portugal, ainda mais com a ansiedade para a viagem. Então este artigo é para você que recebeu uma proposta de trabalho em Portugal, aqui você vai entender os requisitos para requerer o visto D1, os documentos necessários e o que fazer quando chegar em solo português.
O que é o Visto D1?
Visto destinado a profissionais que já receberam uma proposta de trabalho, com tempo superior a um ano. É importante frisar, que será necessário também a declaração do IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional), que será enviado pela empresa contratante e serve para afirmar que a vaga foi divulgada anteriormente, porém não foi ocupada por nenhum português ou membro da União Europeia.
Respondendo muitas as dúvidas que recebemos então, o visto D1 é quando o emigrante já tem uma proposta de trabalho e não para buscar uma proposta em solo português.
Como obter o Visto D1?
O visto D1 deve ser requerido ainda em território brasileiro, no Consulado Português, mas é importante lembrar que só é possível este requerimento, caso o emigrante já tenha recebido o convite de uma empresa portuguesa para uma vaga de trabalho, com tempo maior de um ano de contrato.
Quais os documentos necessários para requerer o Visto D1?
Atenção para a lista que mostra tudo o que você precisa ter em mãos para fazer o requerimento do visto D1: • Contrato de Trabalho (com horário de trabalho, cargo, função, nome do empregador, etc.). • Declaração do IEFP (de responsabilidade da empresa); • Declaração de pedido de visto; • Passaporte válido com validade superior a 3 (três) meses; • Meios de subsistência (comprovantes financeiros, imposto de renda do último ano, etc.); • Comprovante de alojamento (reserva de hotel ou carta convite); • Seguro de saúde de Viagem; (não confundir com o PB4, que é gratuito e pode ser solicitado no Brasil, neste vídeo no meu canal do yotube, explico sobre as diferenças e particularidades.)
Seguro Viagem ou PB4: Qual é o Ideal Para a Sua Viagem? | Realize Vistos
• Certificado de antecedentes criminais (emitido no site da Polícia Federal); • Duas fotos 3×4 coloridas, com fundo liso e recentes; • Cópia da Identidade autenticada em cartório autorizado pelo Consulado Português no Brasil; • Carteira de vacinação internacional (solicitar no aeroporto); • Pagamento do boleto emitido no site do Consulado de Portugal, referente ao visto.
Qual o tempo médio para conseguir o Visto D1?
O tempo médio pode variar entre 30 a 90 dias após a solicitação no Consulado e a apresentação dos respectivos documentos.
Aqui vai uma dica, é complicado segurar a ansiedade, mas este período de requerimento é para análise e o pedido pode ser negado, por isso, deixe para comprar as passagens apenas depois da aprovação do visto, isso pode te salvar de prejuízos futuros.
O que pode levar a reprovação do requerimento?
Existes fatores que são muito bem avaliados e podem levar a uma resposta negativa do pedido do visto, por exemplo, o solicitante não pode possuir antecedentes criminais ou ter permanecido ilegalmente no país anteriormente.
E quando chegar em Portugal, o que deve fazer?
Ao chegar em Portugal ainda tem trabalho a ser feito. O imigrante deverá em até 3 (três) dias comparecer ao SEF, para apresentar a mesma documentação que apresentou no Consulado no Brasil, para que possa verificar a veracidade da documentação.
E como segundo passo, deverá emitir o NIF (Número de Identificação Fiscal), assemelha-se ao CPF no Brasil. Para isso, você irá precisar estar acompanhado por um português ou um brasileiro que resida legalmente em Portugal há mais de 6 meses